A gestão de pessoas no séc. XXI

A maior parte das organizações foram estruturadas e organizadas dentro de padrões de relativa estabilidade e permanência. Possuíam um modelo estático e conservador, com uma hierarquia centralizada, que não previam qualquer mudança ou flexibilidade. Essas organizações mecanísticas exigiam um comportamento burocrático e repetitivo das pessoas, o foco era concentrado apenas na produção. As pessoas “não podiam pensar”, mas sim executar e seguir as ordens dadas.
Com a globalização, o mundo dos negócios tornou-se instável e imprevisível, levando à necessidade de organizações orgânicas e flexíveis, que melhor se ajustam as novas características.
Atualmente as organizações estão impondo um novo e diferente padrão de comportamento das pessoas. Estas devem ter um comportamento criativo e inovador. As pessoas deixaram de ser apenas fornecedores de mão-de-obra, já que a mecanização, automação e a tecnologia de informação estão assumindo este papel.
As empresas estão evoluindo de acordo com as mudanças externas, em um ritmo cada vez mais acelerado. Isto requer mudanças em produtos e serviços, métodos e processos, equipamentos e tecnologia, estrutura organizacional e cargos, assim como o comportamento das pessoas.
Dentre as inúmeras transformações que caracterizam a gestão de pessoas no século XXI, destacam-se:

  1. As pessoas como seres humanos e não como meros recursos da organização;
  2. O trabalho cada vez mais mental, do que físico;
  3. As pessoas como parceiros da organização e não como meros sujeitos passivos - Há uma interação de reciprocidade. Os colaboradores investem com esforço, dedicação, responsabilidade, comprometimento, etc. Na expectativa de colher retornos desse investimento, como salários, incentivos financeiros, crescimento profissional, carreira, etc.
  4. As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais - talentos e aprendizados indispensáveis à sua constante renovação e competitividade em um mundo de mudanças e desafios.

REFERÊNCIAS:

BITENCOURT, Cláudia e Colaboradores. Gestão Contemporânea de Pessoas. Editora Bookman. Porto Alegre, 2004
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. Editora Campus. Rio de Janeiro - RJ. 1999. Pág. 314 a 427.
WOOD JR, Thomazo. Gestão de Empresarial: O fator humano. Editora atlas. São Paulo-SP, 2002.

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