Disputa de poder: A pior jogada para a empresa

Em uma partida de Banco Imobiliário, os jogadores rivalizam em busca deexercer seu poder sobre o maior número de casas. No ambiente de trabalhoisso não pode acontecer. Se para toda ação dentro da empresa for travada umacompetição predatória entre os colaboradores, corre-se o risco de perder osresultados já alcançados e, ainda, desmotivar a equipe. SM ouviu consultorespara saber por que alguns indivíduos agem assim e quais malefícios causam ao negócio.

COMPETIR PELO SUCESSO
Traço do comportamento humano. Faz parte do instinto do homem a competição por melhores condições de vida.Carla Galo, consultora de comportamento humano e endomarketing, revela quejá na infância as pessoas estipulam um plano de vida para superar suasrestrições iniciais. "Elas escolhem um modelo que vai lhes conferir respeitocomo alguém dotado de poder", esclarece. Segundo essa teoria, criada por Alfred Adler, fundador da psicologia do desenvolvimento humano, o poder édefinido como a capacidade de influenciar os outros.
Nas empresas, a competitividade mercadológica acaba reforçando o ímpeto humano pela disputa.E o objetivo dos competidores é demonstrar valores profissionais paragarantir o emprego e saciar seu desejo pelo poder.Para o consultor da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Jonas Tokarski, oavanço tecnológico é mais uma variante nessa complexa equação. Ele facilita o trabalho da equipe, mas em certo ponto pode torná-lo dispensável, fazendocom que o número de vagas na empresa seja facilmente reduzido. A peleja então acontece para garantir o emprego e somente os mais capacitados ficam no jogo.Mas é importante saber que apenas as disputas predatórias são negativas.
Além de prejudicarem os colaboradores e a organização, segundo Carla, elassinalizam que os papéis organizacionais dentro da empresa - o que cada umdeve fazer -, não estão definidos ou não estão claros para todos oscolaboradores."O poder, no entanto, não é de todo negativo, pois com ele é possível termais liberdade para tomar decisões," ameniza.

DISPUTA EM TODOS OS NÍVEIS
Saiba reconhecer. Nenhum nível hierárquico da empresa está livre da disputa de poder, seja para ganhar mais status, reconhecimento perante os demais ou parainfluenciar nas decisões.E como cada peça dentro da organização corporativa tem seus movimentosespecíficos pré estabelecidos, as formas de manifestação da disputa do podertambém são diferentes. A falta de colaboração entre os funcionários é otraço mais sintomático no nível operacional.
Já no grupo formado porgerentes e gestores de área, é na falta de comunicação que se percebe a rivalidade. Os setores param de trocar informações, gerando falhas nos processos que dependem deles para fluir. Quando a situação já está bem comprometida, começa o jogo de empurra e ninguém quer se responsabilizar porcertas tarefas.Mas é no cume da pirâmide, no alto comando, que a contenda é mais perigosa.Pois envolve os diretores, responsáveis por traçar a estratégia a seradotada e decidir qual será a próxima jogada. Um dos efeitos mais notáveisde que a coisa não vai bem é a incapacidade de lidar com as decisõesdivergentes e a perda do foco tanto no negócio quanto no mercado.

Fonte: www.sm.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário